segunda-feira, 28 de setembro de 2009

TIPOS NUMÉRICOS COM PONTOS FLUTUANTES

O tipo de dado é uma das coisas que devem ser definidas na hora de projetar um Banco de Dados. No MySQL, os tipos de dados que temos para representar os números são:

binary, bit, decimal, double, float, int, mediumint, real e smallint.

Esta dica é bem rápida. Quando se declara um tipo de campo como numérico, em alguns casos temos a opção de definir dois algarismos. Geralmente isso acontece nos seguintes tipos:

Float, double e decimal.

Nestes casos, o algarismo mais a esquerda deve ser declarado como sendo maior ou igual ao da direita (depois do ponto).
Logo não se pode declarar:

CREATE TABLE teste (Preço DECIMAL (2,5));

Outra coisa que deve-se estar atento é que, o número da direita representa o número de algarismos de precisão decimal, que o campo conterá. A seguir apresento mais uma definição:

CREATE TABLE teste (Preço FLOAT (5,5));

Na linha acima eu estou declarando valores para meu campo, numa faixa de -0,99999 até 0,99999.
O que se conclui é que a precisão (número após a vírgula) deve estar reservada e levada em consideração quando se declarar o número da esquerda. Se não entendeu aqui vai outro exemplo:

CREATE TABLE teste (Preço DOUBLE (7, 5));

O que disse na linha de cima foi:
Crie uma tabela com o nome teste, onde ela apresenta o campo preço como tendo o tipo “double”, em que nela poderá ser declarada 7 algarismos como valor, sendo cinco deles reservado para números decimais.
Concluindo, se eu quero que meu campo armazena uma faixa de valores de -999,99 até 999,99
Eu declaro 5 algarismos, reservando dois para números fracionários. O exemplo fica assim:

CREATE TABLE teste (Preço DECIMAL (5,2));

Espero que tenham gostado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário