domingo, 10 de maio de 2009

Apple – Seria ela visionária demais para seu tempo?

 

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A Apple Inc. é uma empresa multinacional norte-americana que atua no ramo de aparelhoseletrônicos e informática com vendas anuais (no ano fiscal de 2006) em torno dos US$ 19,3 bilhões[1]. Sediada em Cupertino, na Califórnia, a Apple desenvolve, vende e oferece suporte a uma série de computadores pessoais, reprodutores de mídia portáteis, software e hardware. Entre os produtos mais conhecidos da empresa estão a linha de computadores Mac, seu sistema operacionalMac OS X e a linha iPod de reprodutores de mídia portáteis. Para o iPod e seu programa, o iTunes, a Apple vende audiobooks, filmes, jogos, música, programas televisivos e videoclipes na sua iTunes Store.

A empresa era conhecida por Apple Computer, Inc. pelos seus primeiros 30 anos de existência, mas retirou a palavra "Computer" de sua razão social em 9 de janeiro de 2007[2]. A mudança de nome, que seguiu a introdução do smartphone iPhone e do sistema de vídeo digital Apple TV, é uma representante da contínua expansão da empresa em outros mercados além do seu foco tradicional em computadores[3].

A Apple também opera 180 pontos de venda nos Estados Unidos, Japão, Reino Unido, Canadá eItália[4]. As lojas vendem a maioria dos produtos da empresa, assim como muitos produtos de terceiros e oferece suporte e consertos no local para seu hardware e software. A empresa emprega mais de 20000 pessoas mundo afora, entre cargos permanentes e temporários[5].

Por uma variedade de razões, desde sua filosofia de design às suas raízes indie, assim como suas campanhas publicitárias, a Apple construiu uma reputação distinta na indústria de informática e eletrônicos e cultivou uma base de consumidores que é devotada de modo incomum à empresa e à sua marca[6].
Mas aí vai a pergunta, seria a Apple visionária e estar além de seu tempo? Isso num seria um ponto negativo???
Sempre inovando ela revolucionou com grandes produtos de sucesso, sendo motivo de cópia para diversas empresas. Alguns de seus sucessos foram:

PRODUTOS DE SUCESSO

  • Apple II - 1977, computador que introduziu a utilização de um monitor de alta resolução gráfica.
  • Macintosh - 1984, primeiro computador pessoal a popularizar a interface gráfica amigável.
  • QuickTime - 1991, foi o primeiro player criado para computadores. É um poderoso software multimídia capaz de reproduzir arquivos de vídeo, som, animação e música de vários formatos.
  • iMac - 1998, primeiro modelo de computador a possuir um design arrojado, com cores fortes de alto contraste e diversos atributos novos, com o intuito de atrair o público jovem e popularizar a marca.
  • iBook - 1999, notebook da Apple criado seguindo as mesmas características do iMac.
  • iPod - 2001, primeiro player portátil de áudio e vídeo digital do mundo, que conquistou o público por sua leveza, praticidade, qualidade, modernidade e simplicidade.
  • iTunes Store - 2001, é a maior galeria de música digital legalizada no mundo, foi criada para venda de músicas, clipes, álbums, seriados e até filmes para iPod pela internet.
  • iTunes - 2001, considerado o melhor player de música já criado. Ele foi desenvolvido para reproduzir e organizar arquivos de música e vídeo digitais. Pelo iTunes também é possível fazer compras de canções e vídeos na iTunes Store e carregar arquivos para iPod.
  • Mac OS X - 2001, sistema operacional destinado aos computadores Macintosh. Tornou-se o ambiente baseado em Unix mais bem vendido até hoje (em número de computadores vendidos).
  • MacBook - 2006, foi o notebook sucessor do ibook. Esta máquina possui melhoramentos significativos como tela Wide Screen e já com os processadores Intel Core Duo que melhoraram a confiabilidade, velocidade e, principalmente, o consumo de energia em relação ao antecessor iBook.
  • iPhone - 2007, é um telefone celular com funções de tocador de audio, câmera digital e internet. A navegação é feita através de sua tela sensível a múltiplos toques (multitouch). Destaca-se ainda pela utilização de uma versão "enxuta" do sistema operacional OS X.
    (este ultimo não pegará aki no Brasil, pois nossa telefonia é precária demais para oferecer todo o suporte ao funcionamento completo do iPhone).

O gPhone seria um concorrente direto do iPhone?
Não, pois os serviços do gPhone são muito básicos, mas conquistaria o Mercado Brasileiro, coisa que o iPhone não fará.
Mas continuando com o questionamento vamos agora colocar os fracassos da Apple:

FRACASSOS

Nem tudo foi sucesso absoluto na história da Apple. Alguns produtos revelaram-se um grande fiasco. Ironicamente, os exemplos a seguir fracassaram por serem "modernos demais" para seu tempo, possuindo características que somente anos depois passaram a ser incorporadas por produtos de empresas concorrentes. Alguns deles fracassaram pricipalmente por causa do preço muitas vezes proibitivos.

  • Apple III - 1980, o fracassado sucessor do Apple II.
  • Apple Lisa - 1983, o primeiro computador a usar interface gráfica e mouse. Capaz de multitarefa não-preemptiva. Equipado com 1MB (1024KB) de memória RAM, enquanto os produtos contemporâneos tinham geralmente não mais de 96KB.
  • Apple Newton - 1993, também conhecido com Newton Message Pad, era um computador de mão ("palmtop") com tela sensível ao toque ("touch screen"), reconhecimento de escrita,memória Flash e processador RISC. Lançado três anos antes dos populares (e técnicamente inferiores) Palm Pilot.
  • Quicktake - 1994, uma das primeiras câmeras digitais voltada para o consumidor doméstico. Ficou no mercado durante 3 anos.
  • Apple Pippin - 1996, vídeo-game que foi um grande fracasso devido à pouca quantidade de jogos publicados e ao grande número de consoles que eram vendidas com defeitos de fabricação.
    Bom galera, após este bate-papo fica para vocês decidirem ;)

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Inteligência Natural X Inteligência Artificial



Conceito

Segundo a fonte pesquisada (PEREIRA, 2004), a Inteligência Artificial é uma disciplina científica que utiliza as capacidades de processamento de símbolos da computação com o fim de encontrar métodos genéricos para automatizar atividades perceptivas, cognitivas e manipulativas, por via do computador. A mesma, comporta quer aspectos de psicanálise quer de psicossíntese.

Com base em experimentação e tecnologia, busca promover a automatização de faculdades mentais por via da sua modelização em computador.

A sua limitação essencial será quando muito a da representabilidade do conhecimento por meios simbólicos! Isso porque não se pode afirmar com toda a certeza se há conhecimento que não possa ser representado por símbolo. (PEREIRA, 2004)

Inteligência Natural e Artificial

O computador torna possível a IA porque é uma máquina que processa símbolos de forma automatizada e eficiente. Tal processamento poderia em teoria fazer-se com papel, lápis e cérebro; mas seria incômodo, e na prática não iria longe. Até que ponto se podem fazer analogias completas com o cérebro, depende de este ser também modelizável exclusivamente como um processador de símbolos.

A Ciência da Computação, por definição, só é possível ao perceber-se que o "software" tem uma independência em relação ao "hardware". Caso contrário estar-se-ia a estudar o computador A, a máquina B, o autômato C, ou o cérebro D, e não a computação em geral. Tal noção, que não é óbvia, é hoje em dia comumente aceite, apesar de relativamente recente.

Poderá ser que, entretanto se descubram novas noções de computador, ou melhor, de computação. Tal equivale possivelmente a perguntar se é possível um conhecimento exteriorizável, observável, repetível e objetivo, que não seja completamente expressável através de símbolos discretos organizados em linguagem. Por outras palavras, se será possível uma ciência não simbólica, em particular uma ciência não simbólica do cérebro. O computador é um automatizador de teorias, mas desconhecemos se haverá "hardware" não simbólico, inclusive biológico, cujo funcionamento seja indescritível em termos de símbolos e manipulações sobre eles. (PEREIRA, 2004)

A seguir a diferença entre a Inteligência Artificial e Natural. Primeiro, o cérebro é suscetível de regimes de trabalho que não são parecidos com o do computador. O cérebro pode estar ébrio, pode estar alucinado, ou com sono, e isso corresponde a regimes de funcionamento que têm um nexo próprio, ao passo que o computador não. O computador ou funciona num único modo bem caracterizado, ou não está funcionando de todo, isto é, o funcionamento que exibe então não faz sentido quanto ao que dele se pretende. Adicionalmente, o cérebro tem grandes capacidades de paralelismo, como é sabido, e só hoje em dia se começam a explorar computadores com tais capacidades. Por fim, o cérebro tem a característica de ser autoprogramável, isto é, tem um sistema motivacional e uma consciência reflexiva com capacidade de em grande medida controlar todo o seu funcionamento, e mesmo de suprir ou superar mecanismos nervosos de nível mais baixo.

Na computação, como a entendemos usualmente, há dados que variam com as circunstâncias, mas cada programa é fixo. Pouco se explorou a capacidade de autoprogramação, embora a possibilidade de o programa se automodificar esteja presente em certas linguagens de programação. Talvez porque não se sabe bem que fazer com isso, pois tal envolve a capacidade de definição de objetivos genéricos variáveis, os quais no homem são quer herdados quer adquiridos culturalmente, em interação aberta e continuada com o meio.

Conclusão

A Inteligência Artificial apresenta um leque de aplicações e seus princípios são baseados em atividades perceptivas (reconhecimento de diferenças). Por exemplo: saber reconhecer a diferença de um gato para um cachorro, ou para uma onça. Atividades que envolvem manipulação também está entre seus princípios, assim como atividades cognitivas.
Com o auxilio da tecnologia, tenta-se usar a IA para automatizar alguns processos mentais (como os citados acima), criando um modelo genérico aplicado por computador.

O que pode limitar este campo, é a dúvida de que até qual ponto, pode-se simbolizar o conhecimento, ou seja, representar o conhecimento através de símbolos.

Por fim, a inteligência artificial se difere da natural em vários aspectos. O cérebro não trabalha como um computador, além de possuir vários estados de funcionamento, enquanto a máquina possui apenas um. O mesmo possui também a característica de ser autoprogramável, enquanto os programas são fixos. Ou seja, o que se altera são os dados que trafegam pelo programa e não os códigos programados em si.

Instalando aplicativos Windows no Ubuntu

Estamos aí com o blog mais uma vez pra facilitar a vida de nossos amigos internautas usuários de Ubuntu.

Mas vamos a dica da vez:

Quem conhece o Ubuntu sabe das facilidades para se instalar programas através do menu em Adicionar e Remover programas, pois basta estar conectado para de forma gráfica realizar as instalações . Isso sem contar com o Synaptic e com o Automatix.

Pois bem, agora o Ubuntu conta agora com mais uma ferramenta de instalação automatizada, no mesmo estilo do utilitário do Ubuntu e do próprio Automatix. Agora temos o Wine-Doors que se pode chamar de Gerenciador de Pacotes Windows no Linux. O Wine-Doors é uma interface gráfica que permite instalar aplicações feitas para Windows em um sistema Linux. Ele utiliza o Wine para instalar os programas que são obtidos automaticamente pela internet de um repositório próprio do programa.

Entre os itens interessantes que se podem instalar com o Wine-Doors temos:

* Internet Explorer 6;
* Quicktime 7;
* Winamp5;
* Windows Media Player;
* DVD Decrypter;
* Dreamweaver 8;
* Flash 8;
* Eudora;
* Half Life 2;
* World of Warcraft
* Warcraft I;
* DirectX 9;

Site oficial do Wine-Doors: www.wine-doors.org

Deixe seu Ubuntu com cara de Mac


Eu já me deparei com vários tutoriais explicando como deixar seu Ubuntu com a mesma interface do Mac Os X, mais nenhum tão completo como esse vale a pena dar uma olhada.

Clique aqui para ver o tutorial




Esse tutorial é tão completo que aborda o Menu Bar in stile Mac. Quem conhece o mac sabe que o comportamento das janelas e seus menus são diferentes.Esse tutorial é tão completo que aborda o Menu Bar in stile Mac. Quem conhece o mac sabe que o comportamento das janelas e seus menus são diferentes.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Dicas Experts para Ubuntu

Aqui vai uma compilação de dicas úteis para quem usa o SO Linux - distro Ubuntu.

Swap mais rápida no Ubuntu

Para quem tem uma boa quantidade de memória (512 ou mais), é possível ajustar as configurações de cache do Ubuntu para que ele use mais a RAM e menos o disco rígido.

Para isso, abra uma janela do terminal e digite:

sudo gedit /etc/sysctl.conf

Localize o texto

vm.swappiness=60

Modifique o valor para 10, ficando da seguinte forma:

vm.swappiness=10

Caso não exista essa linha de texto, adicione uma nova linha:

vm.swappiness=10

Salve o arquivo e reinicie o computador.

Fonte: Info


como desligar o pc depois de baixar um arquivo

esta dica é pra você que vai baixar um arquivo grande pelo wget e depois quer que seu pc seja desligado

o comando é bem simples:

sudo -s; wget http://www.theaddress.com/fiesty.iso; shutdown -h +1
pass:

basta vc substituuir o link que o download começará e depois a opcao shutdown sera iniciada

Elimine espaço em disco.

O Ubuntu vem com algumas coisas desnecessária pelo menos para a maioria dos leigos, a pasta /usr/share/doc que não aparece na maioria das distros brasileiras, está presente no Ubuntu ao remover ela, sobrará em média 100mb de espaço em disco :D.

Para remover ela via linha de comando, execute os seguintes comandos no terminal:

sudo rm -rf /usr/share/doc/*

Você também pode limpar os arquivos do /tmp/ com o comando rm-rf /tmp/* como root.

Limpe o cache do apt.

O apt faz um cache dos programas que você instalou, é útil se você quiser fazer várias instalações e instalar os mesmos programas sem baixar tudo de novo, mas com o tempo se torna um espaço ocupado inutilmente, para limpar o cache basta digitar em um terminal o seguinte comando: apt-get clean.

Uma outra dica seria limpar o cache do seu navegador, alguns navegadores oferecem essa opção no menu.


Em breve trago como rodar o Office 2007 neste Sistema Operacional. =]
Espero que tenham gostado. ^^