domingo, 10 de maio de 2009

Apple – Seria ela visionária demais para seu tempo?

 

apple_01

A Apple Inc. é uma empresa multinacional norte-americana que atua no ramo de aparelhoseletrônicos e informática com vendas anuais (no ano fiscal de 2006) em torno dos US$ 19,3 bilhões[1]. Sediada em Cupertino, na Califórnia, a Apple desenvolve, vende e oferece suporte a uma série de computadores pessoais, reprodutores de mídia portáteis, software e hardware. Entre os produtos mais conhecidos da empresa estão a linha de computadores Mac, seu sistema operacionalMac OS X e a linha iPod de reprodutores de mídia portáteis. Para o iPod e seu programa, o iTunes, a Apple vende audiobooks, filmes, jogos, música, programas televisivos e videoclipes na sua iTunes Store.

A empresa era conhecida por Apple Computer, Inc. pelos seus primeiros 30 anos de existência, mas retirou a palavra "Computer" de sua razão social em 9 de janeiro de 2007[2]. A mudança de nome, que seguiu a introdução do smartphone iPhone e do sistema de vídeo digital Apple TV, é uma representante da contínua expansão da empresa em outros mercados além do seu foco tradicional em computadores[3].

A Apple também opera 180 pontos de venda nos Estados Unidos, Japão, Reino Unido, Canadá eItália[4]. As lojas vendem a maioria dos produtos da empresa, assim como muitos produtos de terceiros e oferece suporte e consertos no local para seu hardware e software. A empresa emprega mais de 20000 pessoas mundo afora, entre cargos permanentes e temporários[5].

Por uma variedade de razões, desde sua filosofia de design às suas raízes indie, assim como suas campanhas publicitárias, a Apple construiu uma reputação distinta na indústria de informática e eletrônicos e cultivou uma base de consumidores que é devotada de modo incomum à empresa e à sua marca[6].
Mas aí vai a pergunta, seria a Apple visionária e estar além de seu tempo? Isso num seria um ponto negativo???
Sempre inovando ela revolucionou com grandes produtos de sucesso, sendo motivo de cópia para diversas empresas. Alguns de seus sucessos foram:

PRODUTOS DE SUCESSO

  • Apple II - 1977, computador que introduziu a utilização de um monitor de alta resolução gráfica.
  • Macintosh - 1984, primeiro computador pessoal a popularizar a interface gráfica amigável.
  • QuickTime - 1991, foi o primeiro player criado para computadores. É um poderoso software multimídia capaz de reproduzir arquivos de vídeo, som, animação e música de vários formatos.
  • iMac - 1998, primeiro modelo de computador a possuir um design arrojado, com cores fortes de alto contraste e diversos atributos novos, com o intuito de atrair o público jovem e popularizar a marca.
  • iBook - 1999, notebook da Apple criado seguindo as mesmas características do iMac.
  • iPod - 2001, primeiro player portátil de áudio e vídeo digital do mundo, que conquistou o público por sua leveza, praticidade, qualidade, modernidade e simplicidade.
  • iTunes Store - 2001, é a maior galeria de música digital legalizada no mundo, foi criada para venda de músicas, clipes, álbums, seriados e até filmes para iPod pela internet.
  • iTunes - 2001, considerado o melhor player de música já criado. Ele foi desenvolvido para reproduzir e organizar arquivos de música e vídeo digitais. Pelo iTunes também é possível fazer compras de canções e vídeos na iTunes Store e carregar arquivos para iPod.
  • Mac OS X - 2001, sistema operacional destinado aos computadores Macintosh. Tornou-se o ambiente baseado em Unix mais bem vendido até hoje (em número de computadores vendidos).
  • MacBook - 2006, foi o notebook sucessor do ibook. Esta máquina possui melhoramentos significativos como tela Wide Screen e já com os processadores Intel Core Duo que melhoraram a confiabilidade, velocidade e, principalmente, o consumo de energia em relação ao antecessor iBook.
  • iPhone - 2007, é um telefone celular com funções de tocador de audio, câmera digital e internet. A navegação é feita através de sua tela sensível a múltiplos toques (multitouch). Destaca-se ainda pela utilização de uma versão "enxuta" do sistema operacional OS X.
    (este ultimo não pegará aki no Brasil, pois nossa telefonia é precária demais para oferecer todo o suporte ao funcionamento completo do iPhone).

O gPhone seria um concorrente direto do iPhone?
Não, pois os serviços do gPhone são muito básicos, mas conquistaria o Mercado Brasileiro, coisa que o iPhone não fará.
Mas continuando com o questionamento vamos agora colocar os fracassos da Apple:

FRACASSOS

Nem tudo foi sucesso absoluto na história da Apple. Alguns produtos revelaram-se um grande fiasco. Ironicamente, os exemplos a seguir fracassaram por serem "modernos demais" para seu tempo, possuindo características que somente anos depois passaram a ser incorporadas por produtos de empresas concorrentes. Alguns deles fracassaram pricipalmente por causa do preço muitas vezes proibitivos.

  • Apple III - 1980, o fracassado sucessor do Apple II.
  • Apple Lisa - 1983, o primeiro computador a usar interface gráfica e mouse. Capaz de multitarefa não-preemptiva. Equipado com 1MB (1024KB) de memória RAM, enquanto os produtos contemporâneos tinham geralmente não mais de 96KB.
  • Apple Newton - 1993, também conhecido com Newton Message Pad, era um computador de mão ("palmtop") com tela sensível ao toque ("touch screen"), reconhecimento de escrita,memória Flash e processador RISC. Lançado três anos antes dos populares (e técnicamente inferiores) Palm Pilot.
  • Quicktake - 1994, uma das primeiras câmeras digitais voltada para o consumidor doméstico. Ficou no mercado durante 3 anos.
  • Apple Pippin - 1996, vídeo-game que foi um grande fracasso devido à pouca quantidade de jogos publicados e ao grande número de consoles que eram vendidas com defeitos de fabricação.
    Bom galera, após este bate-papo fica para vocês decidirem ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário