domingo, 4 de outubro de 2009

Tópicos Avançados - MySQL

O MySQL 5, só é um SGBD útil se fizer uso de seus recursos!

Os novos recursos do SGBD são:

Triggers
Stored Procedures
Integridade Referencial (de verdade)
Transactions e etc...

Caso contrário, faz sentido usar apenas a versão 4.0

O MySQL tem uma característica única que é a possibilidade de escolha do tipo de tabela, cada uma com suas características para atender melhor, ou não, a determinadas tarefas. O MySQL também possui limitações relacionadas com o tipo de tabela utilizada no projeto.

Outro recurso acrescentado na ultima edição são os "Views". Possui também muitas capacidades que agregadas podem aumentar a capacidade, porém deve-se escolher o tipo de tabela utilizada.
Na documentação diz que uma Tablespace para tabelas do tipo InnoDB pode ter até 64TB.


O MySQL possui tabelas transacionais (innoDB) e não transacionais (MyISAM)... ok, o que é isto. Uma tabela transacional é uma tabela mais lenta e muito mais segura. Por exemplo em uma transação bancária se faltar eletricidade na transição de valores da conta x para a y... o MySQL (innoDB) após ser ativado novamente retornará o dinheiro para x ou y, não perderá tal quantia. Diferente de uma tabela do tipo MyISAM... Onde bye bye money.

2 comentários:

  1. vocês nos deixam confusos com essas respostas deveriam ser mais específicos.

    ResponderExcluir
  2. No caso este é um tópico um tanto avançado Andressa, deve ter um sólido conhecimento na área, e o assunto é bem específico.
    Tentando explicar brevemente:
    Na nova edição, fora acrescenado os Triggers, Stored Procedures, Integridade Referencial e Transactions.
    São recursos de programação que mudam o estado do banco de dados, e que existem em bancos mais robustos como PostGreSQL e Oracle.
    Quanto ao InnoDB, ele é um tipo ótimo para banco de dados relacionais, pois ele "cobra" e faz valer as chaves primárias e estrangeiras, vamos dizer assim. Foi criado pela Oracle.
    View são consultas pré-criadas no SGBD. Enfim o tema é extenso, se achar necessário, crio outros tópicos para explicar com mais detalhes.

    ótimas leituras são:

    Sistema de Banco de Dados do Navathe;
    Introdução a Sistemas de Banco de Dados do Date;
    Sistema de Banco de Dados do Silberschatz

    ResponderExcluir