terça-feira, 10 de novembro de 2009

Ubuntu 9.10 traz muitas novidades


Ubuntu versão Netbook


Após um grande hiato, postarei mais uma dica de lord, porque esta realmente vale a pena.

A Canonical liberou para download, hoje, a versão 9.10 da distribuição Linux Ubuntu que, entre outras características, estreia um serviço gratuito de computação em nuvem e melhor conectividade com redes 3G.
“O Ubuntu 9.10 dá aos usuários mais razões do que nunca para considerar seriamente o Linux como seu sistema operacional, justamente em um momento em que muitos usuários estão repensando as suas opções”, diz Jane Silber, COO da Canonical.
“Uma seqüência de boot, login e sincronização de arquivos e contatos mais atraente, por meio de serviços online e ótimas experiências com os modelos de notebooks, desktops e netbooks mais populares, devem posicionar o Ubuntu melhor entre as opções comerciais”, diz.
A novidade mais celebrada da versão é o recurso “Ubuntu One”. Trata-se de um pacote de serviços online, baseado em computação em nuvem, já lançado na versão beta de maio deste ano. O One funciona como uma nuvem pessoal na web, facilitando os processos de backup, sincronização e o compartilhamento de arquivos.
Para usar o One, a Canonical libera 2 GB por usuário. Para baixar o Ubuntu, vá ao http://www.ubuntu.com/getubuntu A versão tem 690 MB.
Um ponto positivo do SO é que cabe em um CD e já bem com tudo. As aplicações mais básicas para você usar seu PC e navegar na internet de modo quase automático (para quem tem banda larga). A nova versão do Windows possui 3GB de instalação e se faz necessário instalar Office e mais uma gama de softwares.

Outra vantagem é o sinaptic onde se pode instalar programas dando apenas um clique. Ele faz download e instala automaticamente para você, isso tudo de graça.

Com ubuntu não se instala driver algum e o sistema roda de uma forma absurdamente estávelÉ simples, leve e facilmente customizável. O ponto negativo vai para quem ainda tem internet discada. É muito complexo configurar um modem discado para uso no Ubuntu.

A nova versão é customizada em três compilações: A desktop em geral. Uma para netbooks, sendo mais leve ideais para atoms e aparelhos do tipo com pouca capacidade de processamento. E a versão Server Edition, para gerenciamento de Servidores, com recursos exclusivos.

Para quem gosta de personalizar o Sistema, pode-se baixar o Blackbox gerenciador do Linux para sua distro Ubuntu. Para quem tem Windows XP pode-se experimentar o BlackBox no PC sem comprometer seu computador seguindo o tutorial:


http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Rode-o-Blackbox-no-Windows-XP/?pagina=3


Ubuntu versão desktop

Nenhum comentário:

Postar um comentário