sábado, 8 de maio de 2010

Ubuntu nas nuvens

O Ubuntu One é uma plataforma para elevar o SO da Canonical nas  nuvens. Na verdade é um conjunto de serviços para sincronizar arquivos. A princípio o que temos é um DropBox mais simples, mas funcionou. Mas os planos são de desenvolver um sistema de sincronização robusto. Principalmente se focando em configurações de programas. Facilitando a migração de máquinas e eventuais perdas de dados.
O projeto está em pleno desenvolvimento e sob fogo de boa parte da comunidade. Por que? Pela velha infantilidade de sempre. A Canonical é uma empresa e precisa ganhar dinheiro. O cliente será aberto, mas o sistema (aquele que fica no servidor) não será. Será fechadinho. De ninguém mais.
A razão é a mesma que justifica o Launchpad. Mas sinceramente, eu realmente não me importo. Não vejo como alguém consegue encontrar problemas nisso. E o Ubuntu One é um SERVIÇO. Você pode usa-lo ou não. Fica a sua escolha.
Pelo Ubuntu 10.04 você consegue sincronizar seus arquivos com a núvem. Basta fazer um cadastro no Ubuntu One (gratuito) e ter 2GB de espaço disponível. Para ampliar esta cota você deve pagar por isso.
Após sincronizado você acessa seus arquivos de qualquer lugar, por meio de um browser. Chegando em casa, já era o arquivo está lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário