domingo, 2 de maio de 2010

O novo Ubuntu

Depois da série flash-posts vou abordar como anda o mundo linux...
Dia 03 de Abril a versão 10.4 do Ubuntu foi lançada. Ubuntu é um sistema operacional baseado em Linux desenvolvido pela comunidade e é perfeito para notebooks, desktops e servidores. Ele contém todos os aplicativos que você precisa - um navegador web, programas de apresentação, edição de texto, planilha eletrônica, comunicador instantâneo e muito mais.

Mas, qual é a forma de obter o Ubuntu?


Simples meu caro leitor...Você consegue obtê-lo por download ou por CDs gravados. A canonical, empresa que produz o Ubuntu, fornece a cópia do OS de graça!
Quando minha net era discada (na época da versão 5.04) eu pedia o disco na canonical, levava uns 20 dias para chegar. E não pagamos nada, nem o transporte.

Novidades


Ontem baixei a versão nova que possui algumas características:
  • Você pode baixar as versões de 32 e/ou 64bits;
  • Assim como a versão 9.10 existe a instalação específica para netbooks;
  • Existe a versão Server com recursos exclusivos para servidores (modo texto);
  • O recurso da versão 9.10 Ubuntu One está de volta desta vez com maior integração;
  • Pode-se usar o Wubi para obter a nova versão;
  • Suporte a hardware melhorado;
  • Novo instalador;
  • Melhor aparência (GUI);
  • Integração com redes sociais direto do desktop;
Nova cara

A interface do Ubuntu 10.04 ficou bem mais light e agradável, tanto aos olhos, como a sua utilização por parte dos usuários. Acredito que essa "melhoria" chegou em boa hora para a maioria esmagadora de seus usuários, que acredito, já estavam enjoando da interface "mais do mesmo" de todas as versões lançadas por essa distribuição. E para os adoradores do Mac, essa versão do Ubuntu se aproxima cada vez mais de seu look and feel. As maiores mudanças foram nos ícones, papéis de parede, e a adição de dois novos temas: o Ambiance e o Radiance. O tema Radiance possui cores mais brilhantes e uma barra de tarefas em tons de verde claro, enquanto o tema Ambiance usa e abusa mais de sombras e cores escuras, com uma barra de tarefas em tom bem opaco.



Um leigo, inexperiente em qualquer dos sistemas Windows ou Ubuntu, se adaptaria com um pouco mais de facilidade ao Ubuntu, já que conceitos como a instalação de programas, atualizações de sistema ou gerenciamento de software de segurança (como antivírus) são simplificados, automatizados ou até mesmo eliminados.

Próximas matérias:


Como iniciar o Ubuntu Server em modo gráfico;
Ubuntu nas nuvens;
Integração com redes sociais;
Wubi;

Nenhum comentário:

Postar um comentário