sábado, 16 de maio de 2009

Qual computador comprar?

Fala ê galera, estou mais uma vez aqui para postar uma dica para vocês.

Muitos já se depararam a primeira vez que foi comprar um microcomputador (o popular PC) com uma grande dúvida. Qual eu levo?

São tantas marcas, tantos detalhes, tantas peças, configurações. Isso porque o computador não é uma peça única, é um conjunto de hardware.

700.000%20pts%20-%20MICRO%20COMPUTADOR[1]

Sabemos que as especificações e modelos mudam para cada tipo de computador, como por exemplo o de notebooks. Por isso escrevo algumas dicas para quem deseja comprar uma máquina nova, ou adquirir uma pela primeira vez.

Até mesmo para um usuário habitual, fica bem difícil escolher qual o novo modelo. Há muitos clientes meus que me pagam pelo serviço de ensinar  a eles sobre o que há de mais novo em tecnologia de hardware e qual seria a melhor viabilidade para os demais.

O primeiro passo é definir o que você precisa. Para que você quer um computador. O segundo é levar em consideração qual Sistema Operacional usar. E o terceiro é o local onde se deseja adquirir a máquina.

Tendo em mãos estes primeiros dados já dá pra gente traçar alguns pontos. Vale lembrar que para aqueles jovens que sempre testam os melhores jogos, o micro não sai barato. Aliás é o que há de mais caro.

Você tendo um micro que atenda suas necessidades e consiga mantê-las por uns quatro anos é ótimo. Tome cuidado para não deixar-se levar pelo consumismo desenfreado, pois hoje em dia se precisa de muita grana para manter um acompanhamento com o mundo da tecnologia.

O melhor sistema operacional, será conteúdo de um próximo post. Sabemos hoje que linux é uma alternativa barata ao windows. Sabe-se também que o windows vista exige muito da máquina, embora seja um sistema operacional de grande porte visual. Se você deseja investir no Vista, recomendo que tenha um processador de núcleo duplo acima de 2.0GHz para rodar redondo. Eu particularmente não gosto de Home Basic ou Starter, aconselho um Home Premium, ou Ultimate.

Então se dispõe de uma grana extra, turbine seu Sistema Operacional. O XP é uma boa alternativa, mas achar um micro montado com licença válida hoje em dia é muito difícil. E não se vende mais o Sistema sobre a licença FPP, o que dificulta muito adquirir este OS.

Por fim temos que escolher a loja que compraremos. Na minha cidade não aconselho comprar em nenhuma loja técnica especializada, pois confesso haver um descaso com o atendimento e tratamento do cliente principalmente na pós-compra. Além dos preços serem salgados demais.

shopping%20002[1]

 

Nas grandes lojas de varejo de eletroeletrônicos como Pernambucanas e Ponto Frio, há o mito que os micros são bem mais caros e com configurações não muito boas. E que não há suporte e assistência técnica perto, tendo que levar a máquina para outra cidade.

Desnecessário dizer que o computador hoje é essencial, e apresenta uma quantidade muito grande dados privados armazenados, o que requer muita confiança sobre quais pessoas podem manipulá-lo. E mandar o mesmo pra longe então, nem se fala.

O que acontece bastante comigo, são as pessoas comprarem micros onde eu recomendo, que são as lojas da internet, que além de terem preços muito bons, são de confiança claro. Embora muitos tenham este receio, eu gosto de comprar tudo pela net. Celular, bluetooth, mp4, computador. Praticamente tudo que tenho aqui chega por Sedex ^^.

Um exemplo de bom site é o do Ponto Frio. Sai bem mais em conta do que se for comprar na própria loja instalada em sua cidade ou shopping. E a garantia é a mesma. Neste momento que escrevo o tópico, acabo de receber uma boa oferta aqui:

“Computador Space BR E1400 c/ Intel Celeron Dual Core E1400 1.60Ghz, 2GB, 160GB, Gravador de DVD e Linux + Monitor LCD AOC 15.6" 1619SWA Widescreen”

Uma máquina destas no site está saindo por R$ 1.000,00 e é mais do que suficiente para rodar um Windows XP por exemplo.

O que os clientes fazem é comprar máquinas como essa, segundo eu aconselho e depois pedir pra eu fazer instalação de programas, reconfiguração de OS, e deixar num bom ponto de uso para eles.

Recomendo também, para quem precisa de peças personalizadas, que a comprem em separado e anexem a máquina. O detalhe aí é que perde a garantia do micro contra defeitos de fabricação. Mas hoje em dia, a maioria dos problemas ocorrem por mal uso, ou as pragas virtuais, então como eles têm um técnico de confiança que cuidem de suas máquinas, é o que geralmente bem fazem por aqui.

Outra dica ainda é comprar peças em separado de lojas de confiança pela internet e montar o próprio micro. Eu costumo ver bastante coisa no site da Kabum. Já montei bastante micros para clientes assim. Com pouco mais de R$ 2000,00 é possível montar um micro com uma licença FPP do Windows Vista.

Bom esta é uma matéria muito abrangente e tentei compartilhar um pouco do meu trabalho e experiência com todos. Espero que consiga dar muita luz a todos que lerem mais esta dica. Obrigado a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário