terça-feira, 12 de maio de 2009

O Futuro do Antigo XP

Esta foi uma reportagem feita há um ano atrás, com a equipe microsoft, relativo às perguntas mais frequêntes feitas à organização.

Vale lembrar que este suporte estendido, talvez seja suspenso com o novo Windows Seven, que parece estar muito bom e estável, além de leve. O XP realmente teria suporte até 2010, mas o Seven apresentará um modo de compatibilidade, quase como uma virtualização.

 

Ano passado você nos disse que não estava pronto para dizer adeus ao Windows XP. E nós ouvimos. É por isso que adiamos nossos planos de encerramento das vendas do produto até 30 de junho de 2008.

Adoramos saber que você adora o Windows XP. Percebemos isso em nosso website, em e-mails e até por meio de petições online independentes. Nossos engenheiros trabalham duro para desenvolverem softwares inovadores que ofereçam mais produtividade aos nossos clientes. É ótimo quando você nos diz que fizemos a diferença.

Mas nosso comprometimento com a inovação significa fazer escolhas. E esta é uma delas.

Após uma cuidadosa consulta com nossos consumidores e parceiros na indústria, decidimos proceder com nosso plano de encerrar as vendas do Windows XP em junho. Será uma longa despedida. Planejamos fornecer suporte para o Windows XP até 2014.

Nós sabemos que existem diversas questões (e algumas confusões) a respeito dos nossos planos. Logo abaixo você poderá conhecer as respostas para algumas das suas principais dúvidas:

Por que vocês precisam parar de vender o Windows XP?

A Microsoft está comprometida com a missão de inovar e fornecer os melhores softwares aos nossos clientes. Isso é parte do coração da empresa e, ocasionalmente, significa tomar decisões difíceis.

Essas decisões não são tomadas rapidamente ou sem os devidos cuidados.

O ciclo de vida de cada produto da Microsoft é cuidadosamente mapeado do lançamento até a expiração. Fazemos isso para nos assegurar de que você obtenha sempre a melhor experiência com seu computador. Leia sobre a política de ciclo de vida do Windows (em inglês).

Nós passamos mais de um ano consultando nossos consumidores e parceiros na indústria para nos assegurarmos de que estávamos fazendo a coisa certa. Entendemos que nem todo mundo pode concordar com nossa decisão – da mesma forma que muitos não ficaram felizes em ver o fim do Windows 95, Windows 98 ou Windows ME (OK, talvez não do ME).

Mas nós achamos que o momento é ideal.

Também queremos enfatizar que nós não estamos, como algumas pessoas andam dizendo, "desligando a tomada" do nosso popular sistema operacional. Vamos deixar as coisas claras: Embora o Windows XP não seja mais vendido em lojas, a Microsoft e seus parceiros continuarão a oferecer suporte técnico para o Windows XP por um longo período. De fato, a Microsoft planeja estender o suporte ao Windows XP até 2014.

Estamos orgulhosos do Windows XP, um produto que facilitou e entreteve a vida de centenas de milhões de pessoas nos últimos oito anos. Mas a tecnologia não fica parada. E nem nós.

O que acontece com o Windows XP depois de 30 de junho? Estou confuso.

Na linguagem comercial, isso é chamado de "fim das vendas". A partir de 30 de junho de 2008 aMicrosoft vai parar de distribuir o Windows XP como um produto que podia ser comprado nas lojas especializadas. Também pararemos de vendê-lo para a Dell, HP, Lenovo e outros grandes fabricantes de computadores que o instalavam em suas máquinas.

Dito isso, o Windows XP não vai desaparecer da noite para o dia.

Você ainda poderá encontrar o produto em caixa ou pré-instalado em computadores por alguns meses nas lojas, dependendo da quantidade disponível no estoque de cada loja. Da mesma forma, pequenos fabricantes locais, conhecidos como "system builders", poderão continuar vendendo computadores com Windows XP até janeiro de 2009.

Finalmente, a Microsoft recentemente anunciou que computadores com capacidades limitadas de hardware – dispositivos chamados de Netbooks ou PCs de Baixo Custo – poderão ter o Windows XP Home Edition pré-instalado até junho de 2010.

Ouvi dizer que posso obter o Windows XP para minha pequena empresa após 30 de junho por meio de algo chamado "direito de downgrade". O que é isso exatamente?

Se os seus negócios dependem do Windows XP, ainda há uma forma de obtê-lo.

Ao comprar o Windows Vista Business ou o Windows Vista Ultimate, você automaticamente possui o direito de instalar o Windows XP Professional por meio de um processo chamado "direito de downgrade".

Estivemos trabalhando intensamente junto aos nossos parceiros na indústria para desenvolver novos programas para pequenas empresas interessadas em exercer esse direito.

Se você está interessado em aprender mais sobre o direito de downgrade, entre em contato com o fabricante do seu computador.

Meus negócios dependem do Windows XP. O que acontece se eu tiver problemas técnicos depois de 30 de junho de 2008?

Nós entendemos que alguns dos nossos clientes ainda não estão prontos para migrarem seus computadores para o Windows Vista.

Embora o Windows XP desapareça das lojas, continuaremos a fornecer um Suporte Estendido para esse sistema operacional por mais seis anos, até abril de 2014.

O fabricante do seu computador também pode oferecer suporte técnico para seu PC. Entre em contato com ele para maiores informações.

Para mais detalhes, confira o Ciclo de Vida de Suporte da Microsoft.

Ouvi dizer que existem dois tipos de suporte para o Windows XP: o "Base" e o "Estendido." Qual a diferença?

O suporte Base engloba o oferecimento do suporte gratuito bem como do suporte pago, atualizações grátis de segurança e correção de erros para todos os clientes do Windows que compraram uma versão de varejo do Windows XP (os produtos em caixa vendidos nas prateleiras das lojas). O suporte Principal para o Windows XP continuará até abril de 2009.

O suporte Estendido oferece atualizações gratuitas de segurança para todos os clientes do Windows. O suporte Estendido para o Windows XP continuará até abril de 2014. Novas correções de erros exigirão o programa de Suporte Estendido com Hotfix.

Entenda mais sobre o Ciclo de Vida do Suporte Microsoft.

Nenhum comentário:

Postar um comentário