quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Flash Posts - Como funcionam as Licenças do Windows?



O segredo do Twitter;
Migrar ou não para Office 2007 e Office 2010;
Gestão de DataCenter;
BI com soluções Microsoft;
Virtualização de Servidores;
Gerência de Servidores;



Nas matérias anteriores vimos alguns recursos novos do Windows 7 e outros que o Vista já tinha mais poucos prestaram atenção. Para quem quer saber a melhor versão do Windows a se comprar basta clicar neste link. Um belo recurso que merece atenção vai para o toque. Você toca sua tela e pode fazer praticamente qualquer  coisa no OS, tornando as tarefas mais práticas e simples. É necessário hardware específico e uma tela que adapta seu monitor não sai por menos de 500 reais.
O Sistema Operacional da Microsoft funciona basicamente com dois tipos de licença: OEM e FPP.
A primeira é embarcada com o hardware onde a nota fiscal do produto é muito importante. Seu windows é ativado apenas para aquele configuração especificada. Se um hardware seu queimar, ou você fazer um upgrade, esta mudança é encarada como se o windows estivesse sido instalado em uma máquina diferente e você perde o mesmo.
A FPP é mais cara, mas você pode solicitar a validação com os atendentes da Microsoft pelo telefone em caso de mudança de hardware ou necessidade de formatar. Vale lembrar que a chave de licença só é ativada para uma máquina ao mesmo tempo o que resulta na desativação da máquina antiga em caso de compra de uma máquina nova.
Existe uma licença de Volume que é usada para grandes empresas. Geralmente este licenciamento sai muito mais em conta. Por exemplo, alguns pacotes de compra de licença para Servidores Microsofts, dão 4 licenças de Workstations gratuitas. Ou seja, você paga uma e leva cinco.
Hoje pelo preço acessível do Windows 7 compensa estar licenciando seu produto junto a Microsoft, pois a pirataria literalmente não compensa nos dias de hoje.
O esquema e tecnologia de segurança da Microsoft evoluiu muito desde o Vista e está praticamente impossível você ativar seu OS de forma ilegal, de modo que ele fique operacional, longe de virus, spywares e com todas as funcionalidades e recursos de um Software Original.
Isso quer dizer que ao tentar piratear um OS você terá dor de cabeça, além de perder horas em sites atrás de uma maneira de burlar a microsoft. Se conseguir você não desfrutará de todos os benefícios de um software original, além dos malwares existentes na grande rede.

2 comentários:

  1. Totalmente infundado...

    todo mundo utiliza software pirata.Dá para utilizar piratão e poder sim contar com todos os recursos que o windows original fornece.Com certeza.

    ResponderExcluir
  2. Cara, respeito sua opinião,
    mas há alguns anos eu já tentei fazer isso com o vista, e pelo que dizem no seven ficou ainda pior. O piratão, dá muita dor de cabeça.

    ResponderExcluir