sábado, 30 de janeiro de 2010

Flash Posts - Gestão de DataCenter

Após uma longa pausa estou eu com mais flash posts para vocês. O tema de hoje é Gestão de DataCenter.
Há alguns meses atrás eu fiz um treinamento na Sede da Microsoft em São Paulo no prédio das Nações Unidas e vi o que a empresa têm de solução para a gestão de DataCenter.
A microsoft há até anos atrás possuía muitas tecnologias de gerenciamento de várias áreas de TI. Com a chegada do Windows Server 2008 ela procurou reunir estas tecnologias e criou o pacote Microsoft System Center que reúne quatro ferramentas:
Virtual Machine; Configuration Manager; Data Protection e Operations Manager.

No curso tive a oportunidade de trabalhar com as VMs e com o Configuration Manager. Nas próximas matérias eu falarei de Virtualização de Servidores e de Aplicações, além da Gerencia de Servidores e BI com ferramentas Microsoft.

Voltando ao System Center, seu principal objetivo é ajudar as empresas a aproveitarem a oportunidade de melhorarem suas operações além de diminuir custos. 
Através da automatização da gestão de recursos e do servidor, é possível obter um ganho em diminuição de custos. Automatizando as tarefas de gerência é diminuído a chance de erro humano.

Capacidades completas do System Center para implementação e gestão do Windows Server

O que a ferramenta faz é a monitoração dos Sistemas Operacionais dos Servidores, do hardware e dos componentes de aplicações e quando ocorre erros, ela disponibiliza e recomenda ações passo-a-passo para resolver o problema. Podem ser ativadas tarefas como migração direta de máquinas virtuais caso ocorre uma falha no sistema entre outras tarefas.
A solução Configuration Manager do pacote Microsoft System Center permite controle de inventário, gerenciamento de configurações, catálogo de drivers e gerenciamento de cliente baseado na Internet (AD).
Quanto ao Operations Manager a idéia é colocar um agente nos computadores a serem monitorados. De modo que dentro de um tempo configurado eles se reportem aos seus servidores (SCOM) fornecendo dados sobre a máquina (estado de funcionalidade e desempenho) e compondo relatórios com base nestas informações.
Tudo isso por meio de uma interface amigável e simples, além da Microsoft estar buscando a integração entre todas as suas tecnologias.

Janelas do System Center

Como foi dito nos posts anteriores, a idéia dos flash posts é fornecer um "overview" do assunto sem estender muito.

Confiram as outras matérias da série:
BI com soluções Microsoft;
Virtualização de Servidores;
Gerência de Servidores;

Nenhum comentário:

Postar um comentário